Zetec rocam Dicas tecnicas

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cristiano317
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Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por cristiano317 em Dom 17 Jul 2011, 12:49

O Zetec Rocam ( seja na versão 1.0 ou 1.6 ) incorpora a tecnologia de
ter seu eixo de comando da válvulas apoiado sobre roletes ( e não
montados sobre mancais de bronze como eram feitos até então).

Outra diferença em relação aos demais motres foi o projeto deste eixo
que passou a ser confeccionado na forma de tubo ( eixo vazado ) e não
mais em forma de eixo maciço , resultando num componente mais rígido (
"tubos" são mais rígicos que "tarugos" ) e sensivelmente mais leve !

Estas duas tecnologias associadas a um coletor de plástico ( que tem
uma superfície interna isenta de rugosidades ) agregou quase 15 cavalos
em relação ao antigo Endura.

( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec
CAMshaft que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).

Por sua vez, este motor NÃO TEM o eixo de comando montado no cabeçote ,
mas sim dentro do bloco do motor e seu acionamento é feito através de
uma corrente ( como a de bicicleta ) que não precisa ser trocada ( dura
mais de 200.000 km , praticamente a vida útil do motor , além de ser
auto ajustável ).

Ou seja: o motor Ford Zetec Rocam NÃO USA CORREIA DENTADA!

Ai vc pergunta : e os outros motores?

Bom, para vc saber, esta tecnologia de eixo de comando ôco e apoiado
sobre roletes também foi adotado pela VW , na última versão do seu
motor AT 1.0 e também no AT 1.4 ( que equipa a Kombi ) mas manteve a
montagem "OHC" , isto é , o eixo de comando está montado no cabeçote .

Recentemente a Fiat lançou o Mille Economy cujo motor passou também a
incorporar estas tecnologias ( além de outras medidas - algumas delas
questionáveis - para fazer do modelo um campeão de economia !

Eu, particularmente fico com o ZETEC ROCAM da Ford ( pois é silencioso e econômico e extremamente durável.

Quanto aos refinamentos incorporados nos novos Mille Economy ( e também
no Palio Economy ) está a redução da marcha lenta de 850 para 750 RPM (
o que a meu ver, reduz a eficiência da bomba de óleo ) e o uso de molas
mais "macias" nas válvulas do motor ( em regime de giros elevado este
artifício pode causar "flutuaçaõ de válvulas " fenômeno indesejavel ( e
que acontecia com frequência nso motores 1.300 dos fusquinhas !! ).

Tanto a Fiat como a Ford e a VW passaram a recomendar para seus
veículos novos o uso de óleo com viscosidade SAE 5W-30, mais fino, e
que exatamente por isso oferece uma menor resistência interna das
partes girantes do motor.

Mas num país de clima quente como o nosso a melhor opção é utilizar óleo 10W-40 ( ligeiramente mais viscoso ).

Finalmente , é preciso saber que a potência que se consegue de um
determinado motor é relacionada a 3 variáveis> Cilindrada ( volume
em litros : 1.0, 1.4, 1.8. 2.0 3.0 etc) multiplicada pelo torque máximo
( valor em Kg.m medido em equipamento adequado , multiplicado pela RPM
máxima que o motor atinge , sendo tudo isso dividido por uma constante
) .

Na fórmula acima , a única variável administrável é a RPM máxima que o
motor atinge e portanto todas as tecnologias que mencionei resultam no
aumento do giro máximo do motor e portanto a potência resultante será
maior !

É uma simples questão de cálculo matemático !

Ajudei?

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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por zpumper em Dom 17 Jul 2011, 14:35

Só fiquei meio tenso com a informação do óleo ali cara.
Relatos de usuarios aqui do forum confirmaram que o motor funciona melhor om 5W30


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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por tomazsena em Dom 17 Jul 2011, 15:02

Cara meu caror ficou bem amis economico e roda mais suave com óleo 5w30.

cristiano317
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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por cristiano317 em Dom 17 Jul 2011, 21:17

tambem nao esta errado usar o oleo 5w 30 sp mas nas regioes quentes e indicado utilizar o 10w 40 e tambem em casos onde o motor ja tem uma km avancada mas afirmo nao e errado utilizar o 5w 30


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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por DiegoCWB em Ter 19 Jul 2011, 17:46

Só uma correção no nome do motor.

( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec
CAMshaft
que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).

o correto é Rollerfinger Camshaft



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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por AlvaroMarcelo em Qua 20 Jul 2011, 07:14

Bom dia, pessoal meu fiesta está com 134000 km rodados,eu estava usando óleo 10/40, mais por insistência do mecânico passei a usar 20/50, o que vocês me aconselham, percebi que o consumo do carro aumentou depois dessa troca, será que tem algo haver?
Qual óleo é recomendado para essa kilometragem?

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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por felipegabriel em Qua 20 Jul 2011, 08:43

AlvaroMarcelo escreveu:Bom dia, pessoal meu fiesta está com 134000 km rodados,eu estava usando óleo 10/40, mais por insistência do mecânico passei a usar 20/50, o que vocês me aconselham, percebi que o consumo do carro aumentou depois dessa troca, será que tem algo haver?
Qual óleo é recomendado para essa kilometragem?

tem a ver sim, na proxima troca volta pro oleo que sempre colocou!


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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por DiegoCWB em Qua 20 Jul 2011, 10:19

Conheço um Ka XR 2005 que marca 210.000 no painel ! Continua usando oleo 5w30 !

Meu carro ta perto de 100k km, e SEMPRE tratado a 5w30, raras as vezes que usei 10w40 para uso em trackday...


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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por cesar petrucci em Qua 20 Jul 2011, 17:52

Amigo, a Ford é pioneira em corrente de comando, os carros dos anos 70 como Belina e Corcel já usava esse tipo de sistema de sincronismo com virabreguim e comando de valvulas. muito bom, valeu a dica...

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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por DiegoCWB em Qui 21 Jul 2011, 08:09

Cesar, acho que nessa epoca, decadad de 70, os motores eram CHT Renault?? e usavam o acionamento do comando de valvulas por varetas, e não por corrente.


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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por cesar petrucci em Sex 22 Jul 2011, 16:06

DiegoCWB
Meu pai tinha uma Belina , e na epoca teve que fazer o motor, foi ai que descobri essa façãnha da Ford.

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Re: Zetec rocam Dicas tecnicas

Mensagem por onisto em Qui 21 Ago 2014, 08:41

Cara interessante o assunto do Oleo

Usava 10w40 era normal o carro

Agora estou a usar o 5w30 , o carro ficou mais maneiro e ligeiramente mais economico, Fato !!
porem com o 5w30 tenho observado muito barulho na partida a frio e isso esta ate me incomodando, pois parece que o oleo mais fino era pra lubrificar mais rapido que o 10w40 e não realizar barulho, ou seja aparentemente esta o contrario, o mais viscoso não faz barulho e o mais fino sim um barulheira danada na partida a frio;


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