Susto com carro esquentando muito

Compartilhe

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Susto com carro esquentando muito

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:13

Fala galera vou falar mais para desabafar.

Estou com o meu Blu, 1.6 flex Rocam há 3 semaninhas só. Peguei o carro filé, com 28.000 rodados e aparentemente nunca batido. Parece que era carro de garagem, tão novo, que fui balancear os pneus e os caras da loja disseram que eram ainda originais do carro (conferido no DOT) e que estavam deformados por provavelmente terem ficado muito tempo parados. Tive que troca-los mesmo com muito tempo de vida ainda.

Pois então, estou eu, feliz da vida voltando com meu fiesta pra casa depois de um dia de trabalho, quando parei o carro para abastecer num posto Shell aqui do Rio.

Foi quando o cara perguntou se queria que desse uma olhada na água e no óleo, falei que sim.

Quando dei por mim, o cara já estava colocando água, daquelas da torneira no reservatório de água e pensei: lá se foi meu liquido de arrefecimento, vou ter que troca-lo depois. Fiquei p da vida mas nada falei, afinal quem deu mole fui eu em não ficar fiscalizando o cara.

Pensei que o carro agüentaria até o fim de semana, para eu fazer a troca da água pelo liquido de arrefecimento.

Minha surpresa foi que meu carro não esfriou mais. Assim que sai do posto a ventoinha armou na velocidade máxima e não parou um minuto sequer. E a temperatura do carro que nunca tinha saído da metade no marcador passou a ficar um ponto acima. Como estava no transito, parando toda hora, fiquei desligando o carro a cada parada.

Fiz uma parada num shopping próximo e enquanto minha mulher foi comprar uma blusa, fiquei com o carro desligado uns 40 minutos, tempo que eu achei necessário para esfriar o carro.

Assim que sai do shopping, a ventoinha voltou a armar, no máximo e o carro a esquentar. Como era possível? Não tinha andado nem 500m e o carro estava frio. Parei no posto seguinte e para a minha surpresa o carro estava sem água. Mas como se eu havia visto o carro transbordar água borbulhando quando o frentista colocou?

O que aconteceu foi que quando o frentista abriu o reservatório com o carro quente, entrou ár, muito ar no sistema. Tive que retirar a mangueira e assoprar varias vezes no reservatório para forcar a saída do ar, até que começou a sair água novamente. Aproveitei para fazer a limpeza total, retirando toda a água barrenta e trocando por liquido de arrefecimento.

Custo da brincadeira: R$ 39,99 por litro de liquido. Foram 4 litros. + 40,00 de mão de obra do cara que me ajudou. Prejuízo de R$200,00 por causa do frentista abusado. Liquido caro, mas às 22h, num posto de gasolina tive que pagar. Fiquei com medo de queimar junta com a temperatura do motor ou a valvula termostatica.

Agora duas perguntas: coloquei liquido de arrefecimento sintético. Fiz bem? É verdade que só se deve abrir o reservatório do liquido do radiador com o carro frio e de preferencia pela manha?

No mais, fica a dica: cuidando com esses frentistas quando pedirem para verificar a água.

Última edição por ccriativo em Sex 29 Jun 2012, 08:18, editado 1 vez(es)

schao.gs
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Re: Susto com carro esquentando muito

Mensagem por schao.gs em Qui 28 Jun 2012, 22:30

Com essa agora até fiquei preocupado...

No meu antigo Fiesta Street NUNCA coloquei liquido nenhum, só água mesmo, da torneira e nunca me preocupei em abrir o reservatório com motor quente ou frio. E por incrível que pareça, depois do seu depoimento, o carro NUNCA aqueceu! :s

faloowww

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:33

Criativo seguinte cara em hipótese nenhuma pode se abrir o reservatório com o carro quente mesmo se ele estiver na temperatura normal não se deve. De preferência pela manhã mesmo, aí se comfere o óleo e água fluido de freio etc... e outra que aditivo caro é esse cara? O melhor é o organico 15,00 o litro.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:35

schao.gs escreveu:Com essa agora até fiquei preocupado...

No meu antigo Fiesta Street NUNCA coloquei liquido nenhum, só água mesmo, da torneira e nunca me preocupei em abrir o reservatório com motor quente ou frio. E por incrível que pareça, depois do seu depoimento, o carro NUNCA aqueceu! :s

faloowww

shaos olhe:

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI187455-10142,00.html

Se vc nunca colocou pode agradecer viu kk

ford é ford.....

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:41

Paulo Andrade escreveu:Criativo seguinte cara em hipótese nenhuma pode se abrir o reservatório com o carro quente mesmo se ele estiver na temperatura normal não se deve. De preferência pela manhã mesmo, aí se comfere o óleo e água fluido de freio etc... e outra que aditivo caro é esse cara? O melhor é o organico 15,00 o litro.

Pois é, a marca do aditivo é uma tal de Maxcool. Agora no meu motor nao tem mais agua, só este aditivo. Ta caro mesmo mas paguei porque foi na emergência. Fiquei com medo de danificar o motor, ainda tinha que andar muito pra chegar em casa. Depois tiro uma foto da embalagem.

Obrigado pela reposta.

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:43

schao.gs escreveu:Com essa agora até fiquei preocupado...

faloowww

No meu corsa também nunca tinha me preocupado, mas a partir de agora, só abro de manha para verificar. E água nunca mais.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:44

Ccriativooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo meu deusssssssssssssssssssss o que vc fezzzzzzzzzzzzzzzzzzz??????????
Cara não pode usar só aditivo só não!!!!!!!!!!!!!! tem que usar 50% de água e 50% de aditivo oh só o meu mk4 o radiador são 5l. Uso 2.5l de aditivo e 2.5l de água cara se vc usar só aditivo vai xxxxxx com seu motor....

schao.gs
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagem por schao.gs em Qui 28 Jun 2012, 22:44

Huuuum, ta certo, mas de quanto em quanto tempo deve ser substituído?

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:46

Paulo Andrade escreveu:Ccriativooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo meu deusssssssssssssssssssss o que vc fezzzzzzzzzzzzzzzzzzz??????????
Cara não pode usar só aditivo só não!!!!!!!!!!!!!! tem que usar 50% de água e 50% de aditivo oh só o meu mk4 o radiador são 5l. Uso 2.5l de aditivo e 2.5l de água cara se vc usar só aditivo vai xxxxxx com seu motor....

Não pode ser que esse aditivo que coloquei já é desses que vem diluído com água na proporção certa? Não existe isso?

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:49

Como o líquido de arrefecimento é mantido sob pressão dentro do motor, o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível a cada semana, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:50

ccriativo escreveu:
Paulo Andrade escreveu:Ccriativooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo meu deusssssssssssssssssssss o que vc fezzzzzzzzzzzzzzzzzzz??????????

Não pode ser que esse aditivo que coloquei já é desses que vem diluído com água na proporção certa? Não existe isso?

Um pra te falar a verdade cara nunca ouvi falar disso não! :scratch:

Até onde sei se usa metade de aditivo e metade de água pura.

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:51

Paulo Andrade escreveu:
ccriativo escreveu:

Agora fiquei preocupado O.o

schao.gs
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagem por schao.gs em Qui 28 Jun 2012, 22:53

EU perguntei de quanto em quanto tempo tinha que substituir por que meu antigo fiesta raramente baixava água, acho que devo ter colocado um pouco apenas umas três vezes em quatro anos. Então se esse liquido não tem prazo de validade deve ter sido colocado antes de eu comprar ele! hehe noob

falooww

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:55

ccriativo escreveu:
Paulo Andrade escreveu:
ccriativo escreveu:

Aconselho você verificar a proporção na embalagem do produto, pois excesso de aditivo vai te dar um resultado nada agradavel. sempre foi usado aditivo ? se a resposta for sim menos pior, agora se for não o seu radiador pode estar com os canais de passagem de água obstruidos pela sujeira que estavam na parte interna do bloco do motor e que estao se soltado pela ação do aditivo, tendo assim pouca fluidez da agua/aditivo no sistema de arrefecimento e consequentemente o carro está trabalhando com uma temperatura acima do normal e requerendo mais a ação da ventoinha. outra coisa esse excesso de aditivo faz com que as mangueiras se partam mais facilmente, trazendo varios vazamentos. se realmente houver excesso jogue essa agua/aditivo fora (serviu como limpeza) faça recircular com agua pura, jogue fora de novo e ai sim coloque agua/aditivo na proporção certa.

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Qui 28 Jun 2012, 22:57

Paulo Andrade escreveu:
ccriativo escreveu:
Paulo Andrade escreveu:
ccriativo escreveu:

Aconselho você verificar a proporção na embalagem do produto, pois excesso de aditivo vai te dar um resultado nada agradavel. sempre foi usado aditivo ? se a resposta for sim menos pior, agora se for não o seu radiador pode estar com os canais de passagem de água obstruidos pela sujeira que estavam na parte interna do bloco do motor e que estao se soltado pela ação do aditivo, tendo assim pouca fluidez da agua/aditivo no sistema de arrefecimento e consequentemente o carro está trabalhando com uma temperatura acima do normal e requerendo mais a ação da ventoinha. outra coisa esse excesso de aditivo faz com que as mangueiras se partam mais facilmente, trazendo varios vazamentos. se realmente houver excesso jogue essa agua/aditivo fora (serviu como limpeza) faça recircular com agua pura, jogue fora de novo e ai sim coloque agua/aditivo na proporção certa.

Opa, muito obrigado cara... Vou dar uma lida na embalagem do produto e acertar essa proporção.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 22:59

Isso.

tomazsena
Moderador
Moderador

Mensagem por tomazsena em Qui 28 Jun 2012, 23:19

ccriativo escreveu:Fala galera vou falar mais para desabafar.

Estou com o meu Blu, 1.6 flex Rocam há 3 semaninhas só. Peguei o carro filé, com 28.000 rodados e aparentemente nunca batido. Parece que era carro de garagem, tão novo, que fui balancear os pneus e os caras da loja disseram que eram ainda originais do carro (conferido no DOT) e que estavam deformados por provavelmente terem ficado muito tempo parados. Tive que troca-los mesmo com muro tempo de vida ainda.

Pois então, estou eu, feliz da vida voltando com meu fiesta pra casa depois de um dia de trabalho, quando parei o carro para abastecer num posto Shell aqui do Rio.

Foi quando o cara perguntou se queria que desse uma olhada na água e no óleo, falei que sim.

Quando dei por mim, o cara já estava colocando água, daquelas da torneira no reservatório de água e pensei: lá se foi meu liquido de arrefecimento, vou ter que troca-lo depois. Fiquei p da vida mas nada falei, afinal quem deu mole fui eu em não ficar fiscalizando o cara.

Pensei que o carro agüentaria até o fim de semana, para eu fazer a troca da água pelo liquido de arrefecimento.

Minha surpresa foi que meu carro não esfriou mais. Assim que sai do posto a ventoinha armou na velocidade máxima e não parou um minuto sequer. E a temperatura do carro que nunca tinha saído da metade no marcador passou a ficar um ponto acima. Como estava no transito, parando toda hora, fiquei desligando o carro a cada parada.

Fiz uma parada num shopping próximo e enquanto minha mulher foi comprar uma blusa, fiquei com o carro desligado uns 40 minutos, tempo que eu achei necessário paraesfriar o carro.

Assim que sai do shopping, a ventoinha voltou a armar, no máximo e o carro a esquentar. Como era possível? Não tinha andado nem 500m e o carro estava frio. Parei no posto seguinte e para a minha surpresa o carro estava sem água. Mas como se eu havia visto o carro transbordar água borbulhando quando o frentista colocou?

O que aconteceu foi que quando o frentista abriu o reservatório com o carro quente, entrou ár, muito ar no sistema. Tive que retirar a mangueira e assoprar varias vezes no reservatório para forcar a saída do ar, até que começou a sair água novamente. Aproveitei para fazer a limpeza total, retirando toda a água barrenta e trocando por liquido de arrefecimento.

Custo da brincadeira: R$ 39,99 por litro de liquido. Foram 4 litros. + 40,00 de mão de obra do cara que me ajudou. Prejuízo de R$200,00 por causa do frentista abusado. Liquido caro, mas às 22h, num posto de gasolina tive que pagar. Fiquei com medo de queimar junta com a temperatura do motor ou a valvula termostatica.

Agora duas perguntas: coloquei liquido de arrefecimento sintético. Fiz bem? É verdade que só se deve abrir o reservatório do liquido do radiador com o carro frio e de preferencia pela manha?

No mais, fica a dica: cuidando com esses frentistas quando pedirem para verificar a água.

39,90 por litro de aditivo? :O Carissimo. Quanto ao tipo de aditivo,ja andei pesquisando e me falaram que é o orgânico. qunato a sua pergunta. Existem aditivos que vem misturado com agua destilada já na proporção correta. Não sei se esse foi o seu caso. voce tem a marca do aditivo usado ? faz uma busca no google.

Claudio Barbano Jr
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por Claudio Barbano Jr em Qui 28 Jun 2012, 23:38

Ainda comentei contigo hein amigo que a água do seu sistema de arrefecimento não estava nada católica. O Frentista lhe "empurrou" aditivo errado, ao invés de sintético, conforme já dito, tem que ser o orgânico, porque não agride o cabeçote de alumínio. Flush no sistema de arrefecimento nem pensar hein....

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 28 Jun 2012, 23:42

Fazendo uma pesquisa rápida tomaz não encontrei nada relacionado ao fato do aditivo ser misturado com água e aditivo...

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Sex 29 Jun 2012, 07:41

Opa, dormi preocupado e hoje a primeira coisa que fui ver era o verso da embalagem do fluido.

Ao meu ver, parece mesmo que este fluido já esta misturado com a água destilada, visto que nas informações de uso manda-se esvaziar o sistema e preenche-lo somente com o fluido. Além das palavras pronto-uso na parte da frente da embalagem.

O nome, eu havia me enganado. O nome é MaxxCooler.

Segue fotos da embalagem

Parece então que eu preciso trocá-lo pelo fato de ser sintético né? Devo colocar orgânico então. Farei esse FDS.

Azul

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Sex 29 Jun 2012, 07:43

CONCEPT CAR2012 escreveu:Ainda comentei contigo hein amigo que a água do seu sistema de arrefecimento não estava nada católica. O Frentista lhe "empurrou" aditivo errado, ao invés de sintético, conforme já dito, tem que ser o orgânico, porque não agride o cabeçote de alumínio. Flush no sistema de arrefecimento nem pensar hein....

Pois é cara, eu tava pra fazer isso esse FDS, inclusive iria dar um trato no reservatório (você havia me alertado sobrea cor avermelhada dele). Agora quando for fazer a troca do fluido de sintético para orgânico faço a limpeza do reservatório junto. Valeu pelo alerta.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Sex 29 Jun 2012, 12:11

Ccriativo aditivo só orgânico.

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Sex 29 Jun 2012, 15:05

Paulo Andrade escreveu:Ccriativo aditivo só orgânico.

é.... vou trocar esse fds.

Azul

ccriativo
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por ccriativo em Dom 01 Jul 2012, 15:42

Fui efetuar a troca do fluido de arrefecimento e para a minha surpresa o reservatório estava quase vazio. Nenhuma poça no chão, nem vestígios de vazamento no compartimento do motor. Depois de muito procurar achei uma rachadura no meu reservatório do liquido de arrefecimento, mas com o carro frio não vazava.

Fiz um vídeo, mostrando o problema

Amanhã vou na CSS orçar a troca do meu reservatório.

Azul

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em Dom 01 Jul 2012, 16:18

Cara isso é normal pelo tempo do reservatório e ainda é o original da pra ter toda certeza por causa da sujeira que tá no reservatório aí quando esquenta evapora tudo. O bom é trocar logo e lançar o aditivo aí fecha!

Data/hora atual: Sab 25 Out 2014, 17:40